sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dicas para trabalhar com Feltro

1 – O FELTRO


 O feltro tem o lado direito e o avesso. O lado mais grosseiro, felpudo e furadinho é o lado que você vai riscar. Este lado é o avesso! Têm alguns feltros que são mais difíceis de descobrir, então você terá que testar, puxar um pouco com a ponta dos dedos para saber qual lado é mais felpudo! Um trabalho feito do lado errado do feltro provoca muito mais bolinhas e não fica esteticamente bonito. Fique sempre atento(a)!





2 – LINHAS



As melhores linhas para casear, alinhavar são as linhas de pesponto ou as de meadas. Uso um fio de linha de pesponto na agulha ou dois fios de linha de meada. Eu uso muito mais as de pesponto, pelo fato do trabalho sair mais limpo e ele não embola no caminho, como as de meada.



Nunca usei linha de costura, acho muito fininha e não valoriza muito o trabalho.

As linhas que eu uso são as de pesponto da Costuratex e Drima e meadas da Círculo e Anchor Mouline. Essas com cores maravilhosas

Sempre uso agulha para costura comum. Tem ponta fina e entra melhor no feltro.


3 – PARA RISCAR



Quando você for riscar um molde, use o que mais te agrada, pode ser um lápis bem macio, HB, ou uma caneta que apaga o risco depois ou até mesmo uma caneta comum. Eu prefiro e uso marcador permanente da Acrilex com a ponta bem fina. Sempre tenho nas cores marrom, preta e vermelha. Uso mais a de cor marrom. Na hora do corte é só cortar o que foi riscado para o trabalho não ficar marcado. No caso do feltro preto ou marrom escuro, eu risco com lápis de cor ou caneta gel pastel branco da Toke e Crie.



4 – TESOURAS



Uso somente as tesouras da Mundial para cortar feltro.



Tesoura pequena: Tesoura Mundial 668-4 1/4" (Ela é pequena e corta maravilhosamente coisas miudinhas, pequeninas).

Tesoura grande: Tesoura 660-8 1/2": Esta tesoura serve para cortar tudo, de tecido a feltro, mas nunca é bom misturar. Serve para cortar as peças maiores.



Sempre tenha umas 5 a 6 tesouras de diferentes tamanhos em casa, de preferência com pontas finas. Vai te ajudar muito. E sempre separe as que são para o feltro e as que são para o tecido e papel para não perder o corte.

5 – MOLDES



Para fazer um molde, você deve saber desenhar ou se não souber você pode recorrer ao google para garimpar um molde que já exista.



Você vai ampliar o molde do tamanho que desejar, imprimir e passar para um papel mais durinho.



Eu uso muito frequentemente o acetato ou chapa de radiografia, aposto que você, algum parente ou amigo deve ter guardadas em casa. Deixe as chapas de molho na água sanitária e sabão em pó de um dia para o outro e lave com uma bucha. Para sua proteção, use luvas!



O molde de acetato dura muito mais tempo e não corre o risco de deformação, como no molde de papelão. Se não encontrar, faça de papel cartão.



Organize-se! Guarde os seus moldes. Você precisará deles depois.



Tenho uma gaveta repleta de moldes, todos guardados em saquinhos de celofane e com nome do trabalho em cada um. Exemplo: Bichinhos fazendinha - vaquinha.

Outra forma de guardá-los é numa pasta com plásticos.



6 – COLANDO



Para colar o trabalho em qualquer que seja a superfície, um bichinho numa guirlanda, uma florzinha, letrinha ou lacinho, sejam cautelosos!



Eu uso cola quente para tudo, em especial trabalhos grandes, aperto um pouco para aderir bem e pronto! Por exemplo, a cabeça da vaca no corpinho: cola quente! Ela é maravilhosa e cola mesmo! Não adianta tentar desgrudar! Para desgrudar, uma dica: use secador de cabelos no modo quente.



Uso a cola universal, a pegamil ou Super Cola Universal Tekbond ou UHU  para colar coisas bem pequeninas, detalhes bem miúdos, mas nada impede de usar a cola quente também .




Organize-se para fazer as coisas com calma e exatidão para o trabalho sair bem feito.



Em vez de colar um botãozinho, prefira costurá-lo! Vai ficar muito mais fofo!

Guarde seus materiais de trabalho. Há caixinhas, cestos, baús, potes de vidros para isso!

Lave sempre as mãos, o suor e a poeira estragam o trabalho!


Enriqueça de ideias, leia, aprenda coisas e técnicas novas, atualize-se. Procure aprender o que de fato gosta. Internet, revistas, feiras, exposições, livrarias e os amigos estão aí para isso! Há muitos meios de aprendizado!


Dicas de Erica Catarina  (ericacatarina.blogspot.com)

Um comentário :

  1. Essas dicas são minhas, né flor?!
    Coloque os créditos para a minha página, se for possível!
    Obrigada!
    Adorei o seu cantinho!
    Beijocas.

    ResponderExcluir